Aparelhos celulares, telefones celulares ou simplesmente celulares, fazem mal para a saúde?
Pesquise no Google (ou outro buscador) “telefone celular” ou “aparelho celular” e observe os resultados.
Algum desses resultados está relacionado com a saúde ou simplesmente com as novidades, acessórios etc?
Mesmo não estando no foco da maioria das pessoas a interferência dos telefones celulares na saúde humana, algumas pesquisas tem sido realizadas buscando trazer à tona este importante tópico.
Algumas pesquisas tem sido realizadas por fisioterapeutas, por psicólogos e médicos sobre a alterações posturais e comportamentais que temos ao usar os telefones celulares e suas consequências.
Poucas investigações, em proporção, ainda sobre alterações na fisiologia, tão ou mais importantes que alterações posturais e comportamentais tem sido realizadas.
As terapias integrativas consideram a perspectiva das medicinas orientais, onde o ser humano compreende aspectos físicos, emocionais, mentais e energéticos. No ocidente a perspectiva energética ainda é pouquíssima conhecida e pesquisada. É interessante observar que o aspecto energético acompanha o nível funcional de um órgão ou sistema.
Como investigar o aspecto energético humano? Uma resposta eficaz para esta pergunta utilizada por muitos pesquisadores é a Bioeletrografia Digital (GDV, gas discharge visualization).
O artigo publicado na revista indexada no PUBMED (8) International Journal of Yoga – Philosophy, Psychology and Parapsychology (1) em 2016:
Em português: Aplicação da técnica de visualização de descarga de gás (6) (7) para acessar os efeitos protetores de uma intervenção de Yoga sobre os alterações nos níveis de energia sutil induzidos por campos eletromagnéticos induzidos por telefones celulares em adolescentes.
Uma pesquisa realizada na Division of Yoga and Life Sciences (4), S-VYASA Yoga University (5), Bengaluru, Karnataka, India realizado por Praerna Bhargav (9) e outros.
O estudo realizado submeteu 30 adolecentes saudáveis divididos aleatoriamente em 4 grupos:
1) Usando um celular ligado junto a orelha2) Usando um celular desligado junto a orelha3) Usando um celular ligado junto à orelha durante prática de pranayama4) Usando um celular desligado junto a orelha durante pratica de pranayama.
Obs: o celular foi em todos os casos colocado junto a orelha direita.
Lembrando que pranayama (3) é uma técnica da Yoga que utiliza mudras e respiração para fortalecimento e equilíbrio da energia sutil.