EWOT – Exercício físico com Oxigenioterapia

Oxigenioterapia é uma caminho terapêutico desenvolvido na década de 1970 por Manfred Von Ardenne, na Alemanha. Ele buscava uma maneira de ajudar a curar um amigo que manifestava uma doença degenerativa grave. Após muitos estudos chegou a um processo terapêutico que usa basicamente oxigênio, potencializado por alguns suplementos.

Seu trabalho evoluiu e várias abordagens foram desenvolvidas através de pesquisas científicas. Abordagens que são variações da forma original, onde o paciente/cliente recebe através do processo respiratório oxigênio a mais de 90% por duas horas diariamente por dezoito dias, somando um total de trinta e seis horas.

Uma abordagem que demanda menos horas pode ser utilizada por indivíduos com mobilidade suficiente para executarem atividades físicas durante a terapia, por exemplo: alternando andar e correr numa esteira num total de 15 minutos diários, três vezes por semana por três semanas, totalizando nove sessões de exercício com oxigenioterapia. Esse modelo é bastante difundido nos Estados Unidos também e é conhecida como EWOT (Exercise With Oxygen Therapy) e é utilizada por vários perfis de pessoas: desde aquelas que desejam resgatar níveis de oxigenação de quando eram jovens, atletas não profissionais e também como arma secreta de atletas profissionais para aumentarem seu desempenho.

Von Ardenne publicou um artigo científico em 1984, indexado no Pubmed, com o título “Double-blind study on the long-lasting improvement of physical endurance following oxygen-multistep-therapy”, em português: “Estudo duplo-cego sobre a melhora duradoura da resistência física após terapia multistep com oxigênio”.

 

O Resumo desse trabalho científico é:

“A característica da Terapia Multistep com Oxigênio é a melhora duradoura do estado energético ou de oxigenação do organismo. Este efeito específico é confirmado com significância estatística por um estudo duplo-cego em 20 voluntários saudáveis ​​do sexo masculino da população ativa. Neste estudo, o aumento ergometricamente mensurável da aptidão física, que foi determinado duas semanas após a realização de dois processos de 15 minutos de Exercício físico com Oxigenioterapia, serviu como critério geral.
O valor médio da elevação contínua foi de 17%. Em indivíduos com capacidades físicas inicialmente mais baixas e, portanto, com necessidade especial de tratamento, aumentos de 25, 33 e até 45% foram determinados.”

fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/6711017/

Em Vitória, ES tanto a forma original de 36 horas como a terapia de Exercício com Oxigenioterapia é oferecida no BioQuântico pela equipe multiprofissional.

Para mais detalhes entre em contato:

27 98135-0147 (whatsapp) ou pelo site: bioquantico.com/website/contato/

Marcus Christofoletti
Terapeuta Integrativo

 

Medical Disclaimer:

Os materiais neste site tem o objetivo informativo, não são destinados a diagnóstico, orientação média ou substituir um atendimento médico ou de outro profissional de saúde.

Se você ou qualquer outra pessoa tiver uma questão de saúde, consulte seu médico ou procure ou tratamento médico profissional.
Nunca desconsidere o conselho médico profissional ou demore em procurá-lo por causa de algo que tenha lido neste blog ou em qualquer material a ele vinculado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.